terça-feira, 19 de outubro de 2010

Analogia - Como os dados fluem em uma rede - Carta vs. Email

O último post chegou a abordar sobre encapsulamento/desencapsulamento e um pouco sobre os modelos TCP/IP e OSI.

Hoje postarei uma analogia de como as coisas funcionam. Irei aprofundar um pouco mais e "viajar" para tentar explicar melhor e fixar o conhecimento com isso.

Os modelos OSI e TCP/IP podem ser usados para descrever como o tráfego flui em uma rede, como o processo de encapsulamento/desencapsulamento. Uma analogia que pode ser aplicada a isso seria compararmos o nosso email com uma carta escrita a mão, usando os correios como "roteadores". Os correios poderão ser usados em outros assuntos, como o processo de roteamento e como funciona o endereçamento da camada de rede e enlace, porém irei postar somente sobre o tráfego de ponta-a-ponta usando os modelos OSI e TCP/IP.

Como foi visto antes, cada camada possui uma PDU específica, cada qual tem um tipo de informação/dados e isso faz com que exista a comunicação host com hosts. Para relembrar, vamos á elas.


Comparando uma carta á mão com o email, temos menos passos para descrever esta comunicação, porém nos ajuda a "abstrair" o modelo em camadas com a analogia em questão.

Analogia - A carta

Simplesmente, quando escrevemos uma carta, estamos gerando dados de forma legível ao nosso olhar, onde logo colocaremos em um envelope com um número, seguido com endereço de origem/destino e logo depois iremos levar a carta para um correio ou depositar em uma urna ou coisa do tipo para que os correios encaminhem a carta até o destino. Quando a carta chega nos correios, eles irão analizar o endereço de quem enviou a carta e também para onde ela será enviada. Isso, em termos técnicos, significa que a carta foi escrita, usando dados, colocados em um envelope para o transporte e logo em seguida, colocamos nossos endereços de origem/destino para a carta sair para os correios até a antrega ao destino. Note que isso foi feito em passos diferentes, como seriam nas camadas do modelo OSI e TCP/IP. O processo quando chgar no destino é o inverso, onde a carta chega dos correios na caixa postal, o endereço da carta é checado, o envelope é aberto e logo em seguida, a carta é lida!

Resumindo, a nossa história ficará assim:


A camada de transporte do TCP/IP
 
Indo mais á frente, não recebemos apenas cartas. Imagine que ao invés de uma carta, estamos esperando uma encomenda muito grande. Supomos que esta encomenda foi "repartida" em peças para a entrega. Logo ao chegar no endereço de destino, a encomenda poderá ser "montada" aos poucos, ao invés de receber tudo de uma vez e depois não sobrar espaço para futuras cartas ou encomendas. Com isso, podemos usar um meio para vários tipos de tráfego, o que se chama multiplexação. Neste caso, cada envelope é numerado, indicando um número que será útil na hora da da montagem da encomenda. Caso um envelope faltar, a perda deste envelope será comunicado e logo um envelope com o mesmo conteúdo será enviado novamente ao destino!

Isso é apenas uma descrição grosseira da camada de transporte do modelo TCP/IP. A camada de transporte também oferece os seguintes serviços:

*Início/Término de conexões;
*Controle de fluxo (windowing);
*Mutiplexação usando portas;
*Recuperação de falhas;
*Segmentar e por os dados em ordem;   

Protocolos da camada de transporte - O TCP (Transport Control Protocol) e UDP (User Datagram Protocol)

O TCP é o protocolo mais popular da camada de transporte. É um protocolo onde garante a entrega dos dados, oferecendo as mesmas funcionalidades da camada de transporte, como segmentação, confiabilidade, multiplexação e início/término de conexões, daí o TCP ser um protocolo "orientado a conexões". A diferença entre o TCP e o UDP (User Datagram Protocol), um outro protocolo da camada de transporte, é que o UDP é mais leve, porém não oferece os campos que fornecem os mecanismos de confiabilidade presentes no protocolo TCP, fazendo com que o UDP dependa das camadas superiores para a retransmissão dos dados. Abaixo, podemos comparar através do datagrama de cada um as suas capacidades:


 O próximo post será sobre como o TCP comporta para garantir a entrega dos dados entre duas máquinas. Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário